FORÇA-TAREFA CORONARISCO





Dada a importância da informação geográfica quando se trata da propagação de doenças, surtos, epidemias e pandemias, e os esforços empreendidos pela UFRN no combate à pandemia de COVID-19, o GEORISCO, grupo de pesquisa que tem pesquisado diversos temas associados aos riscos e vulnerabilidades sociais e ambientais,  está encabeçando uma força-tarefa na organização de bancos de dados e na produção gráfica e cartográfica a respeito do vírus COVID-19 (oficialmente denominado SARS-CoV-2). Trata-se de buscar as diversas fontes oficiais de número de contágios e óbitos causados pelo vírus COVID-19 no Brasil e organizar gráficos, tabelas, mapas, cartogramas entre outros produtos gráficos, no intuito de tornar público, de uma forma clara e simples, as informações e dados sobre o vírus numa linguagem gráfica e cartográfica, realizando monitoramento geoestatístico da propagação do vírus. A Força-Tarefa também elaborará mapas com base em modelagens estatísticas produzidas por parceiros de instituições de ensino e pesquisa, com o fim de estimar cenários de padrões espaciais da propagação da COVID-19 no Brasil. Além do monitoramento e da modelagem sobre o vírus, essa força-tarefa produzirá mapas e figuras associadas à vulnerabilidade social ao COVID-19, tais como número de leitos hospitalares, acesso a água potável, acesso a tratamento de esgoto, população morando em favelas, entre outras. Todo o material elaborado será disponibilizado nas redes sociais do grupo, Facebook e Instagram.

Outra pesquisa em desenvolvimento que busca contribuir com a produção de conhecimento e informação espacial sobre a COVID-19, é Pesquisa Participativa para o Mapeamento da Covid-19 na Região Metropolitana de Natal -RN. Trata-se de uma pesquisa que busca realizar mapeamento participativo dos casos suspeitos e confirmados da COVID-19 na Região Metropolitana de Natal-RN, a partir da percepção dos moradores, obtidas por meio do preenchimento do formulário que consta no link
(https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSffI7seULMYxmrg1xbr9tsnfQzgRmMpI1q606i6mMrFnLSnyw/viewform). A referida pesquisa tem como referência outra pesquisa com mesmos objetivos que foi desenvolvida pelo Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (Labocart), o Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos (LCGRH) e do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (Lapur) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) (http://www.labocart.ufc.br/?page_id=786).


O GEORISCO é um grupo de pesquisa que faz parte do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa sobre Desastres (NUPED-UFRN), e tem, desde 2012 atuado na UFRN em pesquisa, ensino e extensão sobre o tema Redução de Risco de Desastres - RRD, sigla conhecida internacionalmente como referência a promoção de ações de prevenção e redução do risco de desastres e encabeçada pela Estratégia Internacional para a Redução de Desastres das Nações Unidas (UNISDR, sigla em inglês). O GEORISCO também tem como referência a Prioridade 1 do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015- 2030, que trata de compreender do risco de desastres, onde "as políticas e práticas para a gestão do risco de desastres devem ser baseadas em uma compreensão clara do risco em todas as suas dimensões de vulnerabilidade, capacidade, exposição de pessoas e bens, características dos perigos e meio ambiente. Tal conhecimento pode ser aproveitado para realizar uma avaliação de riscos pré-desastre, para prevenção e mitigação e para o desenvolvimento e a implementação de preparação adequada e resposta eficaz a desastres". 
Seguem abaixo as produções gráficas e cartográficas do GEORISCO para representação do vírus COVID-19 no Brasil.
______________________________________________
 MONITORAMENTO COVID-19 

Brasil


Gráficos 




Casos confirmados

































 Óbitos 


 



























 Recuperados







Rio Grande do Norte e Natal


 Casos confirmados











 Óbitos 












  Recuperados








Casos confirmados em Natal








Região Nordeste


 Casos confirmados







 Óbitos







 Parceria Estado do Paraná e Região Metropolitana de Curitiba


























 













  




MODELAGEM E CENÁRIOS DE RISCO COVID-19





VULNERABILIDADE SOCIAL E COVID-19





Nenhum comentário:

Postar um comentário